Brasil iniciará campanha de vacinação de febre amarela em três estados
- de Denise Alves
- dentro Saúde
- — Jan 13, 2018
Ao todo, 19,7 milhões de pessoas devem ser imunizadas nos três estados, sendo 15 milhões com doses fracionadas e 4,7 milhões com a concentração padrão.
A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba confirma que está vacinando apenas as pessoas que confirmem viagem para áreas onde já foram registrados casos de infectados pela Febre Amarela. Os primatas, apesar de hospedeiros do vírus, não o transmitem à população -quem o faz são os mosquitos Aedes aegypti, após picarem alguém já infectado. Quando o mosquito pica um macaco doente, torna-se capaz de transmitir o vírus a outros macacos e também ao homem. Em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e epidemiologistas, a Lupa checou frases encontradas em redes sociais sobre a febre amarela. "Só vamos vacinar quem está em área de mata, morando ou trabalhando". A lista de cidades com recomendação pode ser consultada em saude.gov.br/febreamarela. Enquanto na dose padrão a imunidade é, em tese, para a vida toda, a da vacina fracionada é de 8 anos.
Sim, exceto com a tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba) ou a tetra viral (contra sarampo, rubéola, caxumba e varicela).
Quais os fatores de risco da febre amarela?
A Prefeitura de Votorantim ainda aguarda o resultado dos laudos, que serão emitidos pelo Instituto Adolfo Lutz, sobre a causa da morte de quatro macacos que viviam no Parque do Matão, que fica na região do Parque Bela Vista. Foi aplicada em milhões de pessoas para prevenir a febre amarela no passado. No último sábado, houve vacinação nas Unidades Básicas de Saúde do Jardim Munhoz, Ponte Grande e Cavadas. Na particular, custa cerca de R$ 250.
Já na Bahia, 2,5 milhões de pessoas serão vacinadas com a dose fracionada e 813 mil com a dose padrão em oito municípios.
Como será feita a imunização no Estado de SP em 2018? As vítimas estavam na cidade a passeio para as festas de fim de ano.
Crianças podem receber uma dose fracionada da vacina contra a febre amarela?
Os registros são de pessoas que não haviam tomado a vacina e com idades entre 33 e 51 anos. Gestantes, idosos e imunodeprimidos devem avaliar com seu médico os riscos e benefícios da imunização.
Segundo a Fiocruz, o método de diagnóstico depende do momento da doença em que a pessoa procura o serviço de saúde e as amostras de sangue ou tecidos. Os primeiros sintomas são inespecíficos, como febre, calafrios, cefaleia (dor de cabeça), lombalgia (dor nas costas), mialgias (dores musculares) generalizadas, prostração, náuseas e vômitos. "Em 15% dos casos, no entanto, o quadro pode ser agravado, provocando hemorragia, falência múltipla dos órgãos e morte", alerta. Com informações da Folhapress.